CESAR TRALDI

Cesar Traldi: é Bacharel em percussão pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Posteriormente, sob a orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli realizou, na mesma instituição, sua pesquisa de mestrado focada no estudo do processo interacional do intérprete com meios tecnológicos e pesquisa de doutorado sobre linguagem contemporânea para percussão e dispositivos eletrônicos em tempo real.
Como solista, tem se destacado nacionalmente através de suas atuações frente à Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra da TV Cultura, entre outras. No Brasil, já realizou apresentações e recitais solos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Norte. Internacionalmente estão apresentações na Croácia, Eslovênia, Dinamarca, Estados Unidos, México, Portugal, Espanha e Cuba.
Foi escolhido duas vezes no concurso “Furnas Geração Musical” como um dos três jovens solistas mais promissores do Estado de São Paulo (2004 e 2006). Durante o ano de 2005 foi premiado nos concursos: V Concurso Petrobras Pró Música para Jovens Solistas, CCLA de Música Instrumental para Jovens, finalista do programa “Prelúdio” (TV Cultura) e escolhido como destaque do I Festival Internacional de Música da Unicamp. Em 2008 foi professor do Festival Internacional de Inverno de Jaguariúna e em 2011 artista residente do MIMU Festival.
Como pesquisador já participou como palestrante e depatedor em mesas redondas de alguns dos príncipais encontros científicos do Brasil. Entre suas publicações encontram-se trabalhos sobre novas posturas interpretativas na performance de obras para instrumentos de percussão com interação com dispositivos tecnológicos em tempo real. Trabalhos esses já apresentados e publicados na França, Espanha, Portugal e inúmeros eventos nascionais.
Atualmente, forma com o percussionista Cleber Campos o Duo Paticumpá que tem se destacado como um dos principais difusores do gênero no país. É pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia e professor de percussão da Universidade Federal de Uberlândia onde coordena o projeto de pesquisa “Criações Interativas para Percussão e Eletrônicos” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). É o atual Coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia.