JORGE SACRAMENTO

Nascido em Salvador no dia 15 de abril de 1965, iniciou seus estudos de bateria no ano de 1983 no curso livre da UCSAL, onde passou dois anos estudando com o Professor Jerônimo Cunha.

Em 1986, ingressou no Curso Básico de Percussão da UFBA, iniciando seus estudos de percussão erudita com o professor Fernando Santos, tendo passado no vestibular de instrumento (percussão) em 1988, onde levou mais seis anos estudando com o mesmo Professor, tendo durante esse período se apresentado com a Orquestra e Banda Sinfônica da UFBA, além do Conjunto de Música Contemporânea Bahia Ensemble.

Em março de 1994 apresentou o seu recital solo de formatura, tendo sido aprovado em agosto deste mesmo ano, no concurso para professor dessa cadeira. Como músico popular, já se apresentou com vários artistas da música na Bahia, como por exemplo: Clara Guinel, Guida Moura, Confraria da Bazófia, Gang Bang, Janela Brasileira, entre outros. Já gravou discos de vários artistas: Andréa Daltro, Joatan Nascimento, Juvino Alves, Lindemberg Cardoso, Janela Brasileira, Confraria da Bazófia, Paulo Lima e Wellington Gomes. Além disso, Sacramento é timpanista oficial das Novenas da Conceição da Praia e do Senhor do Bomfim.

Hoje, além de Professor Adjunto I da Cadeira de Percussão da UFBA, Jorge é percussionista/assistente da Orquestra Sinfônica da Bahia e coordena vários projetos de extensão na EMUS/UFBA. Atualmente é Mestre e Doutor em Educação Musical da Universidade Federal da Bahia.