MARACATU SANTO ANTÔNIO

O Maracatu Santo Antônio nasceu por idéia de Ramiro Gonzalo percussionista argentino-espanhol, que veio ao Brasil estudar a música brasileira com Ramiro Musotto. Gonzalo estudou no Maracatu Brasil do Rio de Janeiro, escola onde Musotto era docente. Em 2007 morou em Salvador onde realizou oficinas de maracatu, nascendo assim o Grupo. As oficinas eram realizadas no Santo Antônio Além do Carmo, bairro do centro histórico de Salvador, que dá nome ao grupo. Hoje está sob a regência de Mauricio Muñoz, músico-percussionista chileno, que mora a sete anos no Brasil, onde estuda os ritmos da cultura popular brasileira. Muñoz foi aluno do próprio Ramiro Gonzalo, e teve outros professores, no Brasil, como Edvaldo Araujo dos Santos, Alabê da Casa Branca; Ney de Oxóssi, Alabê da Casa Oxumaré; Ramiro Musotto; Gilberto Santiago, e Bira Marques, maestro da Orquestra Afro-Sinfônica da Bahia. Atualmente é aluno do curso de Música Popular da Universidad Federal da Bahia. (UFBA)

Pelo Maracatu Santo Antônio já passaram muitos integrantes, de diversas partes do Brasil e do Mundo, e essa tem sido a tônica do grupo desde sempre, agregar pessoas em torno da música, independente de diferenças culturais por ventura existentes.

O repertório aborda principalmente, as músicas tradicionais das nações de maracatu de Recife: Leão Coroado, Estrela Brilhante, Porto Rico, entre outras.

Grupo participou do show tributo ao falecido músico-percussionista Fabricio Scaldaferri em 2007, da festa de Independência da Bahia em 2009, Festa de Santa Bárbara em 2009, São João do Pelôurinho em 2010, Carnaval do Pelôurinho 2008, 2010, 2011 e 2012. No Sarau de Itapoã na Casa da Música em 2010, Festa da Capoeira no Forte do Santo Antônio em 2010, Natal do Pelô 2012, e ministrou oficinas no Espaço Xisto Bahia no evento Abril Mês da Dança em 2010. Atualmente ensaia e ministra oficinas todos os Sábados às 16:00 h, no Centro Cultural Fusão, próximo a Praça da Sé –Pelourinho.